HISTÓRIA

HISTÓRIA DO MTB DO TRABALHADOR

O MTB do Trabalhador foi criado no ano de 2009 quando o prefeito do município de Santa Cruz do Capibaribe, na época, Antônio Figueiroa de Siqueira (Toinho do Pará) buscava algo para se comemorar o feriado de 1º de Maio, alusivo ao dia do trabalhador.

Foi então que surgiu a ideia de realizar um evento esportivo para abrir o feriado.
O idealizador e organizador foi o Fernandes Emílio da Silva (Lagosta) que esteve à frente do evento até o ano de 2019, passando a se juntar com o ciclista e empresário do ramo de bicicletas; Edson Vieira de Araújo..

No início, o evento era chamado de Corrida de Mountain Bike do Trabalhador, com o passar do tempo recebeu o nome de Mtb do Trabalhador.

A primeira edição, no ano de “2009” foi realizada na Avenida Bela Vista, sendo no trecho urbano da PE 160, tendo como ponto de concentração, largada e chegada à via paralela em frente ao clube Ôba-ôba.

As edições de 2010, 2011 e 2012, também foram realizadas na mesma localidade.

Já as edições de 2013 e 2014, foram levadas para o marco zero da cidade, que fica localizado na Histórica Avenida Padre Zuzinha “Rua Grande”.

As demais edições, passaram a ser realizadas no maior parque de confecções do Brasil, O Moda Center Santa Cruz. 

Desde que foi criado o evento, acontece sempre no dia 1º do mês de Maio, de cada ano, independentemente do dia da semana. Até então, o evento acontecia em uma parceria do poder público municipal e do comércio da cidade.

          Mas, a partir do ano de 2015, o Poder Público Municipal passou a não apoiar o evento, o prefeito do município, na época, Edson de Sousa Vieira, não disponibilizava nenhum recurso financeiro ou estrutural para a realização do mesmo. 
A organização do evento, passou a contar apenas com o apoio de alguns comerciantes da cidade que sempre acreditaram no crescimento do referido evento que a cada ano reúne um maior número de participantes.

 Foi criado para o evento, em sua sétima edição, um troféu que representa a história do MTB do Trabalhador. O troféu homenageia o Professor de Educação Física, Historiador e Ambientalista da cidade, Arnaldo Vitorino da Silva, que é filho de Santa cruz do Capibaribe. 
O troféu trás ainda, os nomes dos campeões do evento, em pequenas placas anexadas a sua base, desde a sua criação, em 2009, até o fechamento de uma década.
No ano de 2019 um novo troféu surgiu homenageando o maior campeão na história do Mtb do trabalhador, José Alberto Nunes, "Beto Leão" (in memoria) que conquistou o título de campeão geral por cinco vezes, sendo quatro delas consecutivas. O troféu também trará os nomes dos novos campeões.
A 12ª edição aconteceu no dia 25 de Julho de 2021 e teve como homenageado, um dos mais antigos atletas do mtb de Santa cruz do Capibaribe, Amaro de Oliveira (Maurin), que foi acometido de um AVC e está em tratamento fisioterapêutico em fase de recuperação.
A 13ª edição aconteceu no domingo, dia 01 de maio de 2022, também no Moda Center Santa Cruz, e trouxe como homenageado o atleta e colaborador e membro da equipe de organização do evento, o José Roberto, "Galego de Jataúba".  
A 14ª edição aconteceu no domingo, dia 30 de maio de 2023, também no Moda Center Santa Cruz. 

Até então, os campeões foram;

*Em 2009, José Alberto Nunes (Beto), -in memoria- de Santa Cruz do Capibaribe-PE.
*Em 2010, José Alberto Nunes (Beto), -in memoria- de Santa Cruz do Capibaribe-PE.
*Em 2011, José Alberto Nunes (Beto), -in memoria- de Santa Cruz do Capibaribe-PE.
*Em 2012, José Alberto Nunes (Beto), -in memoria- de Santa Cruz do Capibaribe-PE.
*Em 2013, Marcelo Pereira Silva (Zé Doidin), de Brejo da Madre de Deus-PE.
*Em 2014, Sharlys Silva, de Solânia-PB.
*Em 2015, José Alberto Nunes (Beto), -in memoria- de Santa Cruz do Capibaribe-PE.
*Em 2016, Thiago Bento, de Santa Cruz do Capibaribe-PE.
*Em 2017, Shalys Silva, de Solânia-PB.
*Em 2018, Gabriel Gomes dos Santos (Iguana), de Brejo da Madre de Deus-PE.
*Em 2019, Luis Diego ( Diego), de Santa Cruz do Capibaribe-PE.
*Em 2020, o evento não ocorreu devido aos decretos em que proibiram as
realizações de todo e qualquer evento que aglomerassem mais de 10 pessoas.
*Em 2021, Gabriel Gomes dos Santos (Iguana), de Brejo da Madre de Deus-PE.
*Em 2022, Sharlys Silva de Solânea-PB, tornou-se detentor do título de Tri-campeão da prova.
*Em 2023, Gabriel Gomes dos Santos (Iguana), de Brejo da Madre de Deus-PE,  tornou-se detentor do título de Tri-campeão da prova.
*Em 2024, "O Campeão pode ser você".
Com o retorno do apoio do poder público, por parte da Câmara Municipal de Vereadores, através do presidente da Casa, vereador Capilé, e da Prefeitura Municipal com a Secretaria Executiva de Esportes, somados aos demais patrocinadores de algumas empresas da cidade, o evento consolida-se, como sendo um dos melhores, entre as grandes provas de maratona de MTB do Nordeste, pela sua tradição e organização. Isso têm dado mais credibilidade, entre atletas participantes e novos patrocinadores.
No ano de 2023, o evento continuou em ascendência, conquistando cada vez mais adeptos para a prática da modalidade MTB.
Esse ano, de 2024, o evento sofreu alteração em sua data de realização, devido as dificuldades enfrentadas, por parte de seus organizadores, na captação de patrocínios para a realização do referido evento.
Tal dificuldade, é compreensiva, devido as condições econômicas que atravessa o país, consequentemente, a nossa cidade, e, isso tem atrapalhado o fechamento das parcerias com os patrocinadores.
Logo, fez-se necessária a mudança de data, para que se consiga os recursos necessários para a realização desse grandioso evento.
Apesar das dificuldades, a organização do evento pretende não envidar esforços para que esse projeto continue crescendo a cada ano.